Mudança na Antártida favorece chegada de fenômenos ao Brasil; entenda

Em breve, o clima no Brasil deve sofrer alterações com a chegada de fenômenos decorrentes de mudanças na Antártida. De acordo com o MetSul Meteorologia, o padrão de circulação dos ventos ao redor do continente antártico no fim de agosto deve favorecer o aumento de chuva e frio no Centro-Sul do país.

Nos próximos dias, uma maior ondulação das correntes de vento fará com que a atmosfera fique mais ativa em fenômenos nas latitudes médias da América do Sul. Quando mudanças como essas ocorrem, as chances de chuva no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, aumentam, assim como as chances de entrar uma massa de ar frio nas regiões sulistas.

Oscilação Antártica traz mudanças para o clima do Brasil

Além de já ter trago chuva para áreas do Centro do Brasil, inclusive Goiânia, o atual episódio de instabilidade deve levar chuva para muitas regiões do Sul, Sudeste e do Centro-Oeste, de acordo com a previsão.

Nos últimos dias deste mês, o Sul do país também deve registrar temperaturas abaixo da média, devido a uma massa de ar frio, provavelmente impulsionada pelo comportamento da AAO (Antartic Oscillation, que traduzida, significa Oscilação Antártica).

A Oscilação de Madden-Julian também é outra das mudanças que devem favorecer o aumento de chuvas e temporais. Segundo o MetSul Meteorologia, ela circunda o planeta pelos trópicos a cada 30 a 60 dias com aumento da instabilidade pelas áreas que passa.

O que é a Oscilação Antártica?

De acordo com informações do MetSul, a Oscilação Antártica (AAO) ou Modelo Anular Sul ou Meridional é uma das variáveis mais importantes, que impacta nas chuvas e nas temperaturas no Brasil e no Hemisfério Sul.

A AAO está relacionada ao cinturão de vento e de baixas pressões ao redor da Antártida, e tem duas fases, sendo uma positiva e a outra negativa.

Quando está na negativa, como agora, há mais chances de ocorrerem episódios de chuva mais volumosa e ciclones.

Imagem: Freepik