Mulher morre no RS após ser atacada por cachorro

Na terça-feira (14), uma idosa de 78 anos morreu após ser atacada pelo seu próprio cachorro, na Rua José Abruzi, bairro Renovação, em Veranópolis, cidade do RS. Vilma Girotto Carbonera, a vítima, foi socorrido e recebeu atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.

Um familiar da vítima acionou o Corpo de Bombeiros Militar de Veranópolis por volta das 12h40min. Quando os bombeiros chegaram no local, encontraram a idosa com o pescoço ferido e foram imediatamente informados pelos parentes da mesma que ela havia sido atacada pelo cachorro da família, da raça pitbull. Em seguida, a mulher foi encaminhada para o Hospital Comunitário São Pelegrino Lazziozi. De acordo com os bombeiros, os médicos tentaram reanimá-la, mas ela não resistiu.

O caso será apurado pela Polícia Civil. Segundo o delegado Augusto Cavalheiro Neto, alguém será responsabilizado pela morte, apenas se for comprovado que o animal foi provocado para atacar a vítima ou se for descoberto que o animal era descuidado.

O cachorro havia sido adotado pela família a um ano e segundo informações, atacou a mulher enquanto era alimentado pela mesma. O animal nunca tinha sido agressivo. Os gritos da vítima foram escutados pelos vizinhos, que prestaram socorro.

O velório de Vilma ocorreu nesta quarta-feira (15), na Igreja da Comunidade de Menino Jesus de Praga no bairro Renovação, onde ela morava. O enterro estava programado para acontecer às 10h30min no Cemitério Municipal de Veranópolis. A vítima deixa dois filhos, nora e netos.

Agressividade repentina do cachorro pode ser explicada

Apesar de ainda não existirem provas concretas do que ocorreu, existem alguns fatores que explicam a agressividade repentina do cão.

Segundo especialistas, cães que mostram agressividade podem estar estressados, com medo ou sofrendo de ansiedade. Tais fatores podem estar relacionadas com a forma que o animal é criado, a falta de estímulos ou até mesmo algumas doenças, como problemas na tireoide. Por isso, se seu cão apresentar qualquer um desses sintomas, o indicado é que o animal seja levado ao veterinário.