Multivacinação: campanha para crianças e adolescentes começa nesta segunda em Porto Alegre
Porto Alegre iniciou, nesta segunda-feira (8), a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes com até 15 anos incompletos.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação visa atualizar a caderneta de vacinação do público que ainda não se vacinou. Também é alvo da campanha o público quem está com o esquema de doses incompleto em relação ao calendário oficial brasileiro.
Conforme a faixa etária, a BCG, Pentavalente, Poliomielite, Pneumo 10, Meningo C, Rotavírus, Febre Amarela e Tríplice Viral são as vacinas que estão em atraso na população e devem ser o foco da campanha de multivacinação nos postos da capital.
Dados de cobertura vacinal de Porto Alegre
BCG – 95,71%
Pentavalente (3ª dose) – 58,37%
Poliomielite (3ª dose) – 48,46%
Pneumo 10 (2ª dose) – 63,99%
Meningo C (2ª dose) – 61,67%
Rotavírus (2ª dose) – 60,04%
Febre Amarela (1ª dose) – 42,12%
Tríplice Viral (1ª dose) – 55,83%
Em Porto Alegre, 123 unidades de saúde funcionarão como pontos de vacinação.
A campanha de vacinação para combate da poliomielite ficará disponível para crianças de um a cinco anos até o dia 9 de setembro. Segundo o calendário nacional, o Dia D da ação ocorre no dia 20 de agosto.
A multivacinação não possui meta a ser cumprida e é considerada uma ação para que o esquema vacinal de crianças e adolescentes seja completado. É esperado que 66 mil crianças de Porto Alegre recebam a gotinha extra da vacina, cerca de 95% do público-alvo. Com o registro de casos da doença ao redor do mundo, especialistas consideram o risco de retorno da circulação do vírus.
Diante da possibilidade de volta de algumas doenças em razão da baixa cobertura vacinal na população brasileira, campanhas como esta devem seguir sendo realizadas até o fim do ano.