Museu em SC expõe mais de 1000 caixinhas de fósforo

O museu do IFC – Campus Sombrio tem em sua exposição mais de 1000 caixinhas de fósforo, um verdadeiro retrato da história brasileira e mundial, passando pelas mais importantes décadas dos séculos XX e XXI. A exposição incluí parte vinda do museu de Orleans e outra parte de um dos professores do campus, Ricardo Henrique Taffe, que em sua coleção pessoal tem também mais de 1000 caixinhas e está expondo cerca de 317.

Museu do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio

O museu da escola tenta levar para seus alunos exposições de grande acréscimo cultural, já tendo passado por ferramentas histórias da agricultura brasileira, história do próprio instituto, entre outras e agora mostra as clássicas caixinhas de fósforo.

 Museu IFC Sombrio

Exposição de caixas de fósforo

Na exposição é possível conferir partes de duas coleções, uma do museu de Orleans e outra do professor de topografia do instituto, Ricardo Henrique Taffe, essas coleções juntas passam das 2 mil caixinha, porem só parte delas está exposta.

Muitas pessoas não enxergam grande importância em exposições como estás, porem é possível ver retratos de épocas, de fases brasileiras e internacionais, sendo que antigamente (a cerca de 20 anos) caixinhas de fósforos eram como cortesias de restaurantes, bares, boates, enfim, dos mais diversos locais.

Caixas de fósforo clássicas

É possível notar a passagem de uma época com a caixinha que retratava a mulher brasileira, a frente de uma máquina de costura, que na época era como o “sonho da mulher brasileira”.

Estão expostas também caixinhas de companhias aéreas, montadoras de veículos, marcas de cervejas, clubes de futebol e cidades brasileira.

Caixinhas de outros países também estão expostas, principalmente de países asiáticos, dentre elas temos caixinhas de: Korea, EUA, Inglaterra, Itália, Russia, China, Argentina, Japão e Tailândia.

O InfoDiretas esteve com exclusividade conferindo a coleção.

Fotografias de Kamila Lupin, encontre-a no Facebook.

Fotos da exposição:

[wppa type=”album” album=”2″][/wppa]