Não caia no golpe! Falsa promoção de Páscoa busca roubar seus dados
Os internautas devem ficar atentos, pois há um golpe de falsa promoção de Páscoa em circulação pelas redes sociais. Trata-se de uma mensagem que promete uma suposta oferta de ovo de Páscoa da Cacau Show para os usuários que responderem um questionário. O golpe tem o objetivo de roubar os dados pessoais das vítimas.
O esquema criminoso não é novo: o link falso teve grande notoriedade em 2020, alcançando até 560 mil usuários em três dias de circulação. As mensagens voltaram a aparecer nas redes sociais nos últimos dias, exigindo cautela na internet. Confira abaixo mais informações sobre o golpe.
Golpe promete ovo de Páscoa e rouba dados de usuários
O golpe funciona da seguinte forma: os usuários do WhatsApp ou outras redes sociais recebem um link em suas mensagens, oferecendo um ovo de Páscoa gratuito para quem responder uma pesquisa.
Ao clicar, a vítima é redirecionada para um site onde são realizadas quatro perguntas, e na conclusão, é solicitado que ela reenvie a mensagem para cinco grupos ou 20 pessoas. Enquanto está no site, o usuário fica vulnerável a roubo de dados por meio de diversos links com vírus que podem prejudicar o seu celular ou computador.
Há também outras variações do golpe: em alguns casos, os criminosos realmente enviam chocolates, mas cobram uma taxa de entrega, que só pode ser paga no cartão. Ao entregar o produto, o golpista cobra uma taxa muito mais alta do que o combinado.
Sorteio verdadeiro
Há uma promoção verdadeira da Cacau Show em andamento: no dia 6 de abril, cada loja da companhia irá sortear um ovo de chocolate de 7 kg. Para participar, o cliente deve ser membro do programa Cacau Lovers e comprar produtos acima de R$ 80: cada compra garante um código que pode ser cadastrado para participar do sorteio. Você pode conferir mais informações sobre o sorteio Cacau Lovers clicando aqui.