Não encontrou o Auxílio Brasil? Saldo zerado? Saiba onde procurar
O Governo federal deu início aos pagamentos do Auxílio Brasil neste ano de 2022 e cerca de 18 milhões de famílias serão beneficiadas pelo programa. Porém, algumas famílias que foram selecionadas para receber o auxílio têm relatado que não estão recebendo o benefício.
Primeiramente, as famílias que têm direito ao benefício precisam verificar a data correta do pagamento. Muitas vezes ainda não chegou o momento de receber o valor do auxílio. Caso a data já tenha passado, e mesmo assim o valor não tenha sido depositado na conta do beneficiário, o recomendado é aguardar 24h. Às vezes, ocorreu alguma falha no processo.
Se mesmo assim o benefício não foi depositado em conta, é preciso procurar em outras contas. Em alguns casos as pessoas procuram em só uma conta e está na outra.
Como receber o Auxílio Brasil?
Segundo a página do programa, os benefícios poderão ser pagos por meio das contas:
- poupança Social Digital;
- conta Corrente de Depósito à vista;
- conta Especial de Depósito à vista; e
- Conta Contábil (plataforma social do Programa).
O valor do benefício só será feito na conta contábil apenas quando:
- o beneficiário não possuir nenhuma das outras modalidades de contas bancárias;
- no caso de, mesmo possuindo, optar por receber o crédito por meio da conta contábil;
- ou quando o crédito não for realizado por impedimentos técnicos, operacionais ou normativos, como bloqueio, suspensão, inativação ou encerramento das contas.
A abertura da conta poupança social digital para os pagamentos dos benefícios do Auxílio Brasil poderá ocorrer de forma automática, em nome do Responsável Familiar inscrito no Cadastro Único. A família poderá sacar os benefícios do Auxílio Brasil com o Cartão Bolsa Família.
Caso o titular da conta contábil esteja impedido de sacar o benefício, será permitido o pagamento ao portador de declaração da gestão municipal ou distrital, com poderes específicos para o seu recebimento.
Caso o beneficiário tenha verificado todas as outras contas e mesmo assim não encontrou o valor do benefício, é preciso ir até a Caixa Econômica mais próxima com os documentos em mãos.