Não Me Perturbe cadastro Anatel: Passo a passo para evitar telemarketing

Sabe aquelas ligações chatas que recebemos todos os dias das operadores de telefone oferecendo novos planos, ou então das empresas de TV a cabo? Isso poderá ficar no passado. A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, proibiu esse tipo de atividade. A ação valerá para oito grandes empresas.

Desde quando está valendo?

Essa proibição por parte da Anatel, que é o órgão responsável por fiscalizar as telecomunicações, sem a exigência de leis criadas por deputados, já está valendo desde o dia 16 de julho de 2019. Mas, para que você deixe de receber esse tipo de ligação é necessário se cadastrar em uma lista.

O que é telemarketing?

Segundo o Não Me Perturbe, este termo é utilizado para descrever a promoção de vendas e serviços por meio de ligações telefônicas. Quem desejar bloquear esse tipo de ligação realizada pelas empresas de telecomunicação poderá fazer de maneira gratuita e o número não receberá mais chamadas deste tipo dentro de 30 dias.

Cadastro Não Me Perturbe

Se você é daqueles que não gosta de ser incomodado com ligações de telemarketing, deverá realizar um cadastro para evitar esse tipo de chamada. Para iniciar o cadastro, clique aqui. Lá você deverá realizar algumas ações para bloquear o seu número contra os incômodos do telemarketing.

Já no site, você deverá clicar no ícone Cadastro. Depois vá até a opção Solicitar Bloqueio, sendo que no futuro você poderá desfazer essa ação se for preciso. No terceiro passo é necessário criar um login para poder continuar. É fácil de criar este login, com seu nome, CPF, e-mail e uma senha. Na última etapa, coloque o seu número de telefone e selecione a empresa que deseja bloquear. Depois é só clicar em cadastrar telefone.

Não Me Perturbe

 

Quais empresas eu posso bloquear?

Por meio do site Não Me Perturbe é possível bloquear chamadas de telemarketing de diferentes empresas, como Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM. O site foi desenvolvido pela Anatel, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações.

E se uma empresa descumprir?

Se você cadastrou o seu número no site Não Me Perturbe, mas continua recebendo ligações de telemarketing, o melhor a fazer é denunciar a empresa. As prestadores de serviços de telecomunicações que não seguirem as orientações da Anatel podem ser multadas em até R$ 50 milhões.

Horário para telemarketing

Não existe uma lei nacional falando sobre o horário permitido para telemarketing, embora a maioria das empresas siga o horário comercial. No Rio de Janeiro, foi aprovado que não podem acontecer antes das 9h e depois das 20h, e nos sábados somente das 9h às 13h.

Campeãs de reclamações

A Anatel possui um ranking com as empresas que mais recebem reclamações. Entre janeiro de 2016 e junho de 2019, foram mais de 86 mil reclamações. A grande campeã deste ranking é a Claro/NET, com 28.500 reclamações, seguida pela Telefônica/Vivo, com mais de 22 mil. Nas últimas posições aparecem Algar e Sercomtel, com poucas reclamações de consumidores.

Leia mais!

Giuliano Grêmio: Está voltando? Substituirá Éverton? Corinthians atravessou?

O meia Giuliano pode ser o novo reforço do Grêmio. Com a possível saída de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *