Não Me Toque: Esta cidade do RS tem este nome por quê?
A cidade de Não Me Toque, no interior do Rio Grande do Sul, fica localizada no Planalto Médio do estado. O nome peculiar foi motivo para a invenção de várias histórias diferentes para explicar sua origem, mas você sabe porque a cidade tem esse nome?
Apesar de cada história contar a maneira que a sociedade enxerga e desenvolve sua narração, em épocas e situações diferentes de cada indivíduo, há documentos comprobatórios, ainda preservados pela região.
Confira a história das duas versões mais populares que originaram o nome da cidade!
Planta abundante na região
A planta dasyphyllum spinescens, popularmente conhecida como Sucurá, Espinho do Santo e Não-Me-toque, é abundante na região onde a cidade está localizada. A vegetação é composta por um arbusto do tronco curto, recoberto de espinhos de 3 a 5 cm de comprimento e agrupados de 3 em 3 ao longo do caule.
Com isso, há fortes indícios que a cidade se tornou conhecida como ‘Não Me Toque’ devido a presença de muitas plantas como esta.
Fazenda Não-Me-Toque
Na época das instalações das fazendas portuguesas na região, em 1827, muitas recebiam denominações não muito comuns, como por exemplo: Invernada Grande, Pessegueiro, Invernadinha, entre vários outros.
Um dos nomes mais diferenciados e que chamou muita atenção era a “Fazenda Não-Me-Toque”. Sua existência é confirmada através de uma escritura pública encontrada no Cartório de Registro de Imóveis de Passo Fundo, datada em 20 de julho de 1885.
Além dessa, existem outras versões que envolvem outras figuras importantes para a história do município, como por exemplo a dos índios que viviam na região, e a do 1° fazendeiro da região.
Contudo, as versões mais populares e com fundamentações genealógicas ou documentais continuam sendo a Fazenda Não-Me-Toque e da Planta.
Foto: Divulgação