Nevou! A menor temperatura registrada do Brasil foi nesta cidade em SC

Apesar do clima no Brasil ser, de forma geral, tropical, há alguns pontos do país onde é possível fazer bastante frio. Na verdade, não são incomuns ocorrências de temperaturas negativas e até mesmo de neve em áreas específicas do território brasileiro.

Os pontos mais frios do Brasil se concentram na região Sul — a distância dos trópicos e a proximidade com os polos faz com que essa parte do país possua temperaturas muito mais baixas do que no restante do país. E a menor de todas foi registrada em uma cidade de Santa Catarina: no município de Caçador, a mínima histórica é de -14ºC.

Menor temperatura da história do Brasil foi registrada em Santa Catarina

A menor temperatura já registrada oficialmente em território brasileiro foi de -14 °C, no município de Caçador, meio-oeste de Santa Catarina, em 11 de junho de 1952. Esta marca é reconhecida pela Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), órgão responsável pelo monitoramento das condições climáticas do estado.

A temperatura foi registrada pelo técnico rural e observador meteorológico da Epagri em Caçador, Wilson de Oliveira Quadros. Em um vídeo publicado em recordação à marca em 2021, Wilson, agora com 87 anos e aposentado, afirma que a temperatura em 11 de junho de 1952 foi tão baixa que provocou até mesmo a morte de animais nos campos.

“Foi uma época de frio muito rigoroso. Animais morreram no campo e os canos galvanizados que abasteciam as casas dos funcionários e o prédio da Estação congelaram e arrebentaram todos”, afirma Wilson.

Caçador detém o recorde de menor temperatura da história do Brasil, porém, considerando também os registros extraoficiais, essa marca, na verdade, pertenceria à Morro da Igreja, em Urubici, também em Santa Catarina — em 29 de junho de 1996, a cidade teria registrado mínima de -17,8 °C.

Imagem: Reprodução / Instituto Nacional de Meteorologia