NFTs como garantia para Empréstimo Pessoal? Veja como funciona

Um empresário no mercado de criptomoedas, Michael Levy, está lançando uma plataforma chamada Flowty, que oferece tokens não fungíveis (NFTs) como garantia de empréstimos pessoais.

Os NFTs são um tipo de certificado digital que estabelece originalidade e exclusividade a bens digitais, que podem ser transferidos através de uma blockchain. 

Ficou conhecido ao ser atrelado a imagens, mas podem existir NFTs de vídeos, mensagens, postagens, entre outros. Investidores e colecionadores investem grandes quantias de dinheiro nesses ativos.

Em declaração, Levy explica sobre a ferramenta: “Você escolhe um NFT do seu inventário e insere os parâmetros de [empréstimo] que está procurando. Você pode dizer “eu tenho um NFT. Acho que vale US$ 5 mil. Quero emprestar US$ 2 mil e estou disposto a pagar 3% em um período de 30 dias’. E se [um credor estiver] confortável com a oferta, eles são livres para financiar esse empréstimo. Em seguida, os credores recebem o empréstimo de volta ou recebem a garantia [NFT], e a contraparte não pode fazer nada hostil. É tudo sem confiança e descentralizado.”

NFTs como garantia

Para Levy, um ativo digital exclusivo e escasso, que sinaliza para as pessoas ao redor os seus gostos é interessante para diversos investidores e colecionadores. A criptomoeda pode possibilitar diversas coisas, inclusive a garantia de um empréstimo.

A Flowty visa justamente facilitar esse trâmite, e permite que os usuários decidam como avaliar esses ativos digitais voláteis como garantia. Apesar da financeirização dos NFTs ter aspectos imprevisíveis e de risco, Levy rebate com o argumento de que: “Você pode levar um relógio ou uma pintura a uma loja de penhores e obter um empréstimo. É uma transação muito, muito semelhante.”

Para o empresário, a maior incerteza no mundo dos NFTs é o desafio de transferir os ativos de uma blockchain para a outra. A Flowty foi construída em uma blockchain chamada Flow.