Nível do Rio Guaíba na Ilha da Pintada no RS supera a marca de inundação; confira

Por Laura Liberato
2 minutos de leitura
Foto: Luiza Dorneles/CMPA

O nível do Guaíba permaneceu acima da cota de inundação, nas primeiras horas desta terça-feira (19), na região da Ilha da Pintada. Conforme a Defesa Civil municipal, o rio está em 2m36 de acordo com a medição feita às 7h.

Sendo assim, o índice significa que o Rio Guaíba está 16 centímetros acima da cota de inundação, que é 2h20. Ontem, a Defesa Civil da capital gaúcha já havia alertado sobre a chuva volumosa e registrado o atingimento da cota de inundação.

A cota de inundação demonstra o nível seguro do rio para a população que vive próxima a ele. Sendo assim, com a elevação, os riscos de inundações nas cidades são altos, como as que ocorreram no Vale do Taquari.

Não há registros de pessoas em abrigo

De acordo com a prefeitura, o abrigo montado na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, não recebeu nenhuma pessoa desde a tarde passada.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Contudo, uma família que teve que ser removida de casa não quis ir ao abrigo, optando por se dirigir à residência de familiares na região. Sendo assim, ainda não há abrigados no abrigo montado pela prefeitura.

Rios com risco de inundações

Já no Cais Mauá, o nível, que estava em 2m64 às 7h, também está um pouco acima da cota de alerta, de 2m55. A cota de inundação no Cais é de 3m. Vale ressaltar que a elevação dos rios aconteceu em decorrência das chuvas que caíram nas semanas passadas em território gaúcho.

Devido ao alto volume de chuva, o aumento do volume hídrico do sistema Jacuí/Taquari pode se tornar prejudicial à população. Em Eldorado do Sul, por exemplo, há vários registros de ruas alagadas, principalmente em bairros como Cidade Verde, Picada e Sans Souci. Ao menos 20 pessoas foram abrigadas no ginásio do Loteamento.

Foto: Luiza Dorneles/CMPA

Share This Article
Estudante de Jornalismo na Universidade de Taubaté e Redatora do portal InfoDiretas.