Nível do Rio Guaíba na Ilha da Pintada no RS supera a marca de inundação; confira
O nível do Guaíba permaneceu acima da cota de inundação, nas primeiras horas desta terça-feira (19), na região da Ilha da Pintada. Conforme a Defesa Civil municipal, o rio está em 2m36 de acordo com a medição feita às 7h.
Sendo assim, o índice significa que o Rio Guaíba está 16 centímetros acima da cota de inundação, que é 2h20. Ontem, a Defesa Civil da capital gaúcha já havia alertado sobre a chuva volumosa e registrado o atingimento da cota de inundação.
A cota de inundação demonstra o nível seguro do rio para a população que vive próxima a ele. Sendo assim, com a elevação, os riscos de inundações nas cidades são altos, como as que ocorreram no Vale do Taquari.
Não há registros de pessoas em abrigo
De acordo com a prefeitura, o abrigo montado na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, não recebeu nenhuma pessoa desde a tarde passada.
Contudo, uma família que teve que ser removida de casa não quis ir ao abrigo, optando por se dirigir à residência de familiares na região. Sendo assim, ainda não há abrigados no abrigo montado pela prefeitura.
Rios com risco de inundações
Já no Cais Mauá, o nível, que estava em 2m64 às 7h, também está um pouco acima da cota de alerta, de 2m55. A cota de inundação no Cais é de 3m. Vale ressaltar que a elevação dos rios aconteceu em decorrência das chuvas que caíram nas semanas passadas em território gaúcho.
Devido ao alto volume de chuva, o aumento do volume hídrico do sistema Jacuí/Taquari pode se tornar prejudicial à população. Em Eldorado do Sul, por exemplo, há vários registros de ruas alagadas, principalmente em bairros como Cidade Verde, Picada e Sans Souci. Ao menos 20 pessoas foram abrigadas no ginásio do Loteamento.
Foto: Luiza Dorneles/CMPA