No último lance Verdão fica em 1º. Flu e Grêmio sofrem, mas vão às oitavas

Foi difícil! Não foi nada fácil a vida dos brasileiros que disputaram suas partidas da rodada final da fase de grupos da Taça Libertadores 2013 nesta quinta-feira. Palmeiras, Fluminense e Grêmio travaram verdadeiras batalhas pela garantia nas oitavas de final do torneio sul americano.

Primeiro a entrar em campo, o Palmeiras, já classificado, buscava a primeira colocação do Grupo 2 em jogo contra o eliminado Sporting Cristal, em Lima, no Peru. O Verdão nem de longe parecia aquele time aguerrido que havia vencido suas duas últimas partidas na competição, ambas no Pacaembu, contra Tigre-ARG e Libertad-PAR. O primeiro tempo foi de nível técnico baixo entre as equipes, sem nenhuma chance ou lance que mereça algum destaque. Jogando em casa, o time Cervejeros, como são conhecidos os peruanos, partiu pra cima do Verdão logo nos primeiros minutos do segundo tempo, e num belo chute que acertou o ângulo esquerdo de Fernando Prass, Ávila abriu o placar no escuro Estádio Miguel Grau, no bairro Callao. O Palmeiras ainda tentou alguns ataques com Tiago Real e Maikon Leite, mas se segurava para não levar mais gols, o que implicaria em sua classificação na primeira posição, pois naquele momento, o Tigre vencia o Libertad, em Assunção por 5×2. O jogo do Verdão acabou e, quando os jogadores se preparavam para entrevistas na segunda posição do grupo, no último lance da partida no Paraguai, Velazquez subiu sozinho, após cobrança de falta e diminuiu o placar, 5×3 Tigre, com isso o Verdão se garantiu em primeiro, pelo saldo de gol, 9 pontos para cada e saldo zero contra -1. Agora, o primeiro jogo é no México, contra o Tijuana.

Simultaneamente Fluminense e Grêmio jogavam contra Caracas, em São Januário e Huachipato, no Chile, ambos precisando de um empate para classificação. O Fluminense sofria com as investidas do Caracas, mas o primeiro tempo que, terminou sem gols, chamou mais atenção a manifestação de parte da torcida do time venezuelano que, levou faixas contra a eleição presidencial. O segundo tempo começou melhor e o tricolor carioca abriu o placar. Após a bola sobrar na área, Rafael Sóbis chutou forte no canto direito do goleiro. Após o gol o Caracas foi ao ataque, mas timidamente só acertou um chute perigoso na meta de Diego Cavalieri. Enquanto isso, no Chile, o imortal gaúcho conseguia empurrar o time da casa, principalmente com jogadas entre Barcos e Zé Roberto e, foi assim que saiu o gol gremista. Bola levantada na área, o atacante Hernán Barcos resvalou e Zé Roberto, numa meia bicicleta, cutucou em direção ao gol, o goleirão Veloso, que exibia um cintilante uniforme de cor rosa aceitou, um frango que valeu o gol tricolor. O Huachipato se lançou ao ataque e, aos 43 minutos, após uma bela cobrança de falta de Aceval, chegou ao empate. Tarde demais, com o 1×1, o Grêmio se classificou em segundo no Grupo 8, atrás do Fluminense. Depois do apito final, uma briga generalizada tomou conta do gramado e da entrada do vestiário. O técnico Vanderlei Luxemburgo chegou a cair na hora da briga.

CHAVEAMENTO

ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO – PALMEIRAS X TIJUANA-MEX

CORINTHIANS X BOCA JRS – VELEZ SARSFIELD X NEWELL´S OLD BOYS

SANTA FÉ-COL X GRÊMIO – NACIONAL-URU X REAL GARCILASO-PER

OLIMPIA-PAR X TIGRE-ARG – FLUMINENSE X EMELEC-EQU

Libertadores-2013