Nota de corte do Sisu: Como funciona e cursos mais concorridos
Com a divulgação dos resultados do ENEM nesta sexta-feira (11) já é possível se candidatar a seleção do Sisu.
Segundo o site oficial do programa, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é “O sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).”
Alunos de escolas públicas e privadas que não obtiveram nota zero na redação podem participar do programa.
É importante ressaltar que algumas faculdades exigem uma nota mínima para a inscrição em alguns cursos.
Como funciona a nota de corte e como se inscrever no Sisu
Essa nota mínina é a nota de corte. Ela é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. O sistema faz o cálculo uma vez ao dia durante o período de inscrição. O cálculo leva em consideração o nível de concorrência de cada curso.
Para se inscrever é preciso acessar a página do programa https://sisu.mec.gov.br/#/ . O acesso é feito por um login único do governo federal, mediante uma conta gov.br sem cobrança de taxas.
Antes de começar, é necessário atualizar os dados para que o Sisu entre em contato com o candidato para realizar a atualização.
Após a confirmação, na tela “minha inscrição” é permitido fazer a opção para até dois cursos. Além disso, o candidato pode pesquisar as vagas pelo município, nome da instituição, do curso e mais detalhes das vagas disponíveis.
Antes da inscrição, é válido observar a nota de corte do curso.
O curso mais concorrido é o de Medicina com nota de corte a partir de 744,8, seguido pelo curso de Odontologia com nota de corte a partir de 702,3 Direito com nota de corte a partir de 686,4 e em quarto lugar o curso de Biomedicina com nota de corte a partir de 676,8.
As datas para a inscrição no programa serão divulgadas no site do Sisu.