Nova alternativa deve diminuir em 110 quilômetros a distância entre o Rio Grande e Santa Catarina

Por Luiza Lenser
3 minutos de leitura

Desde 2015, a empresa Ecoplan realiza o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para a construção de uma travessia a seco pela Lagoa dos Patos, entre a BR-101 e a BR-392, ligando os municípios de São José do Norte e Rio Grande.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em julho, o levantamento completou 55% de conclusão. “O Estudo teve sua fase preliminar concluída, onde foram realizados os levantamentos de campo e, nesse momento, o Estudo de Tráfego está em análise para que seja possível finalizar a definição das alternativas e, posteriormente, avaliada a viabilidade do empreendimento”, informa nota do departamento. 

A conclusão dos trabalhos está prevista para ocorrer em março de 2023. De acordo com o presidente do Sindicado dos Lojistas do Comércio de Rio Grande, Luiz Antônio Alves Escobar, o túnel foi descartado por causa dos valores e da localização.

Qual é a nova alternativa para diminuir a distância?

A nova alternativa que deverá ser executada é a construção de uma ponte. Existem duas alternativas. Uma delas, sairia do centro de Rio Grande e iria até a entrada da BR-101, em um caminho aproximado de quatro quilômetros de extensão. A outra envolve a construção de uma estrutura até a ilha do Terrapleno – de propriedade da Marinha – e outra da ilha até São José do Norte, em dois trechos de pouco mais de quilômetro cada.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Como forma de deixar a construção menos custosa, é avaliada a possibilidade da ponte ser levadiça. Isso permite que os pilares não sejam tão elevados, diminuindo a altura da estrutura. Ela abriria uma parte de cada lado.

“A ligação a seco facilitaria muito a logística de transporte e permitirá que novos investimentos se instalassem na cidade. São José do Norte tem tem potencial enorme para instalação de terminais portuários de uso privado. Temos condição geográfica favorável”, destaca a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig Fá.

A nova alternativa, vista como fundamental para o desenvolvimento da região, diminuirá em 110 quilômetros a distância entre o Rio Grande e Santa Catarina. Porém, a caminhada ainda é longa. Segundo o Dnit, a realização do estudo poderá ser estendida até junho do ano que vem. A prefeita de São José do Norte também foi informada que ainda não há recursos previstos no orçamento para a realização do projeto executivo.

Share This Article
Graduanda em Jornalismo e apaixonada por comunicação. A busca pelo conhecimento é o que me move. "Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam" - George Orwell.