Nova fábrica no RS terá financiamento de R$ 100 milhões

Uma fábrica da empresa HT Micron, instalada na cidade de São Leopoldo (RS), receberá investimento de R$ 99 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com o presidente do BNDES, os recursos têm o objetivo de expandir a produção da empresa e aumentar a participação do Brasil no processo de fabricação dos chips usados em smartphones e tablets. Confira abaixo mais informações sobre o investimento na empresa.

HT Micron investe em aumento da produção

Os recursos do BNDES serão usados pela HT Micron para a aquisição de máquinas e equipamentos para a produção de chips uMPCs (Universal Flash Storage Multi Chips), criados para substituir os chips eMCPs (Embedded Multi Chip Package). O investimento visa trazer equipamentos menores e com mais velocidade para atender a demanda da chegada da tecnologia 5G nos telefones celulares.

“Ao apoiar a atualização e a expansão da capacidade produtiva da HT Micron, contribuímos para elevar a competitividade do Brasil nas cadeias globais de semicondutores”, afirma o presidente do BNDES.

A HT Micron é uma das maiores empresas do Rio Grande do Sul. Fundada em 2009, a empresa foi o resultado da parceria entre o Brasil e a Coréia do Sul, sendo uma das principais fabricantes de semicondutores desde 2010, atendendo nas áreas de computadores, internet, smartphones e Smart TVs.

Investimento na fabricação de semicondutores no Brasil

O investimento nas tecnologias de chips semicondutores é uma das prioridades do governo Lula. Em fevereiro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assumiu a liderança de um trabalho de reabertura do Centro Nacional de Tecnologia Avançada S.A (Ceitec), em um investimento para tentar trazer mias autonomia para o Brasil no setor.

A escassez dos semicondutores é um dos principais motivos para a crise da indústria automobilística no Brasil. Os chips, em escassez desde o início da pandemia em 2020, são essenciais para a produção de veículos.