A MetSul Meteorologia faz um alerta para um novo episódio de instabilidade no tempo do Rio Grande do Sul, com ondas de tempestades e granizo. O Sul do Brasil será afetado com vendavais e chuvas intensas.
A instabilidade vem em decorrência da Frente Quente, que começa a se formar nesta quarta-feira (6) no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. Sendo assim, essa será a segunda onda de chuva forte e temporais a afetar o território gaúcho.
Veja mais informações sobre esse período de instabilidade no Rio Grande do Sul e atente-se às condições climáticas nos próximos dias!
Instabilidade deve atingir RS
Nuvens muito carregadas devem se formar entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (7). O Sul gaúcho será afetado com chuva intensa, muitos raios e granizo.
Além disso, uma área de baixa pressão se aprofunda como ciclone no Leste da Argentina, Leste do Sul do Brasil e deve se movimentar à frente do Norte. A tarde de quinta-feira (7) deve ser fria.
Vale ressaltar que a chuva não deve atingir as cidades já atingidas por inundações no começo da semana, em decorrência da cheia no Rio Taquari.
Risco de temporais de vento e granizo
A MetSul adverte que a frente quente e, sem sequência, a frente fria, irão trazer um momento de instabilidade severa no estado do Rio Grande do Sul e no restante do Sul do Brasil. Serão momentos de instabilidade e com potencial transtorno para a população.
O primeiro momento será a vinda da frente quente, que irá se encontrar a massa de ar frio sobre o estado, criando uma frente quente sobre o Uruguai, o Oeste e o Sul gaúcho. Devido a essa instabilidade, pode ocorrer chuva torrencial, granizo e muitos raios em território gaúcho.
Imagem: Fernando Dias / SEAPI-RS