Novidade do governo deve beneficiar 200 mil pequenas empresas do RS
A Receita Estadual do Rio Grande do Sul lançou nesta quarta-feira (26), o aplicativo Minha Empresa. A nova solução digital irá beneficiar cerca de 200 mil pequenas e médias empresas inscritas no Simples Nacional.
A ferramenta oferece acesso a gráficos e indicadores para auxiliar na gestão das companhias de pequeno porte. Sera possível acompanhar as operações financeiras, manter relacionamento com clientes e fornecedores e controlar o fluxo de vendas.
A vinculação do acesso acontece por meio do CNPJ e os dados cadastrados na plataforma gov.br, assegurando a confidencialidade dos dados ali geridos e compartilhados.
Criação do serviço
Oriundo do diálogo com entidades representativas dessa categoria de empresários por meio do Conselho de Boas Práticas Tributárias, o aplicativo foi desenvolvido pela Procergs e a Receita Estadual.
O governador Eduardo Leite enviou mensagem para os participantes do evento e beneficiários da plataforma.
“Essa é mais uma demonstração da qualidade técnica dos produtos desenvolvidos aqui no Rio Grande do Sul, que podem, eventualmente, ser usados por todos os Estados, a exemplo do que ocorre com a Nota Fiscal Eletrônica há tantos anos ou com a recente Nota Fiscal Fácil, que na semana passada também chegou às lavouras de arroz, permitindo a emissão do documento sem burocracia, mesm onde não há sinal de internet”, frisou.
Já o subsecretário da Receita Estadual destacou que o governo estadual já possui os dados que serão acessados no aplicativo. Agora, todos os dados estarão disponíveis de forma pública e gratuita aos inscritos.
“O Minha Empresa foi desenvolvido a partir de debates com o Sebrae e é mais uma concretização do nosso objetivo de oferecer, cada vez mais, serviços que geram valor para a sociedade. No médio prazo, o objetivo é disponibilizar uma versão com a declaração pré-preenchida das operações”, completou.