Novo auxílio de R$300 é aprovado pela câmara: veja como funcionará
Veja como funcionará o novo auxílio da Bolsa Verde e quais são os requisitos para participar do grupo de beneficiários! Saiba mais.
A luta contra a pobreza é um dos assuntos mais populares atualmente. Por isso, o tema ganhou destaque na agenda política na última terça-feira (13), a Câmara dos Deputados deu um passo significativo com a Medida Provisória 535/11, que cria programas de apoio à famílias de extrema pobreza, por meio da Bolsa Verde.
Segundo essa medida, que agora segue para análise no Senado, a promessa é de trazer benefícios para o meio ambiente quanto para a população mais vulnerável. Dessa forma, a Bolsa Verde é um dos componentes mais importantes para combater a pobreza de forma sustentável.
Como funcionará esse auxílio?
De acordo com o texto aprovado, as famílias que participarem do programa irão receber um auxílio trimestral de R$ 300. Contudo, para que a família possa participar, ela deve se engajar em atividades de conservação dos ecossistemas, conforme foi acordado com o governo federal.
Um dos principais objetivos da Bolsa Verde é preservar uma imensa área de 145 milhões de hectares de florestas públicas. Portanto, o desenvolvimento sustentável é incentivado pelo governo, a fim de atingir o objetivo inicial.
A nova Bolsa Verde auxiliará mais de 1,5 milhões de pessoas
O plano, que segue em aprovação pelo Senado, visa proteger e recuperar regiões fundamentais para manter o equilíbrio e a biodiversidade.
Estima-se que existam aproximadamente 1,5 milhões de pessoas com a necessidade do auxílio financeiro, pertencente a 213 mil famílias. Dentre essas famílias, destacam-se as populações remanescentes de quilombolas e indígenas, que desempenham um papel essencial na preservação do meio ambiente.
Por isso, as áreas verdes devem ser protegidas e beneficiadas pela Bolsa Verde, de acordo com o relator do projeto, deputado Assis do Couto (PT-PR).
Imagem de Freepik