Novo golpe do PIX? Veja como não cair nesse crime
Uma nova modalidade de golpe via Pix tem sido denunciada por clientes de agências bancárias nas redes sociais. Os golpistas se passam por funcionários das instituições, e conquistam a confiança das vítimas através de informações sigilosas, como o saldo atual da conta e movimentações recentes.
A situação foi divulgada pela jornalista Marcella Centofanti, de 44 anos, nas redes sociais. O relato de Marcella viralizou no Twitter após ela sofrer uma tentativa de golpe. Confira o relato e dicas de como se proteger abaixo.
Criminosos utilizam de informações em sigilo para aplicar golpe do Pix
Segundo o relato de Marcella, os golpistas ligam para as vítimas, se passando por funcionários e afirmando que a sua conta foi bloqueada. Então, eles falam informações precisas á respeito das contas, para dar validade ao golpe. Os criminosos então buscam assustar os clientes, afirmando que transferências em valores altos foram realizadas recentemente na conta, e então pedem para transferir o mesmo valor, em Pix, para que o banco reconheça a operação como golpe.
Marcella entrou em contato com o Itaú, e a assistente de sua gerente afirmou que o banco não pede para fazer uma transferência para cancelar outra. Nos comentários, outros internautas relataram ter passado por situações similares, em outras instituições, como o Santander e o Banco do Brasil. Desta forma, é importante relembrar que bancos jamais exigirão transferências para outras contas, e nem que o cliente repasse qualquer tipo de dado pessoal. A recomendação é sempre conferir as informações com um canal de comunicação oficial da empresa e tomar cuidado com ligações no celular e links na internet.