Novo lote do PIS/Pasep já foi liberado!
O Ministério do Trabalho e da Previdência incluiu mais de 1,5 milhão de trabalhadores na lista dos beneficiários do PIS/Pasep este ano. Segundo o ministério, a não inclusão desses trabalhadores pode ter sido causada por inconsistência na base de dados do governo. A principal causa pode ter sido por falhas no preenchimento da Rais por parte do empregador.
Com o reprocessamento dos dados, mais de 1,5 milhão foram incluídos na lista e os pagamentos foram liberados em 29 de março para quem deveria ter recebido em fevereiro e 31 de março para aqueles que deveriam ter recebido o abono salarial em março.
Calendário pagamento do PIS 2022
Para os trabalhadores que já estavam na lista para receber o abono, os depósitos seguem o calendário regular do programa:
- nascidos em janeiro: Recebem a partir de 08/02;
- nascidos em fevereiro: 10/02;
- nascidos em março: 15/02;
- nascidos em abril: 17/02;
- nascidos em maio: 22/02;
- nascidos em junho: 24/02;
- nascidos em julho: 15/03;
- nascidos em agosto: 17/03;
- nascidos em setembro: 22/03;
- nascidos em outubro: 24/03;
- nascidos em novembro: 29/03;
- nascidos em dezembro: 31/03;
- data final para saque: 29/12;
O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada. O pagamento começou em fevereiro e o valor é depositado diretamente em uma conta da Caixa Econômica Federal para os trabalhadores que já são correntistas do banco.
Os que não possuem uma conta, a Caixa abre automaticamente uma Poupança Social Digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. O saque também pode ser feito diretamente nas agências e lotéricas.
O abono está relacionado ao valor do salário mínimo, por isso muda conforme a quantidade de meses trabalhados no ano de referência. Ou seja, caso o trabalhador tenha trabalhado o ano todo de 2020, receberá um salário mínimo, que este ano é de R $1.212,00. Caso não tenha trabalhado o ano todo, recebe o valor correspondente aos meses trabalhados.
Como consultar os novos pagamentos do PIS/Pasep
Caso o trabalhador deseje consultar as informação sobre o recebimento do benefício, é possível acessar os seguintes canais:
- central Alô Trabalhador nº 158;
- aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível para Android e iOS.
- solicitação presencial no Ministério do Trabalho
Quem tem direito ao benefício
Tem direito a receber o benefício aqueles que cumprirem os seguintes requisitos:
- Estiverem cadastrados no PIS há pelo menos cinco anos;
- Tiverem um rendimento de em média até dois salários mínimos até o ano base;
- Tiverem registro na carteira de trabalho há 30 dias corridos no ano em questão.