Novo modelo de CNH é revelado: Preciso trocar?

Por meio de decisão do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) tomada em dezembro do ano passado, através da resolução n°886, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo que entrará em vigor a partir de 1° de junho deste ano.

Isso não significa que haverá necessidade de troca imediata do modelo antigo para o novo. A mudança será gradual, conforme forem acontecendo renovações e solicitações de segunda via pelos condutores.

Nova CNH

O novo modelo do documento de habilitação terá as cores verde e amarelo em predominância. Além disso, tratá uma tabela que identifica quais os tipos de veículos o motorista está apto a dirigir.

Na primeira coluna da tabela terá a categoria da CNH e uma imagem do automóvel. Ao lado, virá a indicação se o portador daquele documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

Na página da frente da CNH será possível identificar se o dono do documento é veterano ou acabou de tirar a carteira. O documento virá com a letra “P”, para aqueles que ainda estiverem com a CNH provisória, e letra “D” para aqueles que já possuem a definitiva.

Também irá conter outras informações, como por exemplo se o motorista exerce atividade remunerada ou não. 

O novo modelo terá a sigla BR no lugar que pertencia ao estado de emissão. Terá versões em inglês e francês, para que possa ser utilizada em outros países. 

Haverá também uma incorporação do código internacional no documento, o mesmo utilizado nos passaportes, que permitirá que os portadores embarquem em aeroportos brasileiros apresentando a nova CNH.

Ela manterá o QR Code, que já está disponível desde 2017 nos documentos. O código armazena todas as informações sobre o motorista e o documento, inclusive fotografia.