Novo pagamento de R$ 640 milhões é confirmado para mais de 170 mil moradores de SC

A primeira parcela do 13° salário dos servidores estaduais de Santa Catarina será paga no dia 14 de julho, é o que diz a Secretaria de Estado da Fazenda. A segunda e última parcela será em dezembro.

Contando com a antecipação, serão pagos por volta de R$ 640 milhões, distribuídos entre 171.535 funcionários públicos no próximo dia 14. Irão receber esta primeira parcela os servidores ativos e inativos do governo.

Além disso, estão incluídas as fundações e autarquias estaduais, além dos pensionistas pagos pela Instituição de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev).

Quem não está incluso nos pagamentos antecipados?

Não entram na folha de pagamento das empresas estatais: a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a Agência de Fomento de Santa Catarina S.A. (Badesc).

Apesar da data da primeira parcela ter sido divulgada oficialmente, que será no dia 14 de julho, ainda não há uma data marcada para a segunda parcela. Diante das informações, a segunda metade do 13° salário para os funcionários públicos será realizada no mês de dezembro.

O que diz as autoridades sobre a antecipação?

A divulgação foi feita através do governador Jorginho Mello, em anúncio nesta segunda-feira (26).

“Com vontade e uma política voltada para as pessoas, estamos superando as dificuldades e mostrando que é possível fazer diferente. As medidas que adotamos para equilibrar as contas garantiram que agora a gente possa prestigiar os servidores estaduais e antecipar a metade do 13º salário, um dinheiro extra que certamente será muito bem-vindo para mais de 172 mil famílias catarinenses e também para a nossa economia”, disse o governador.

Além disso, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, explica que a antecipação foi o resultado de uma gestão criteriosa dos recursos públicos e da implementação das primeiras medidas do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc).

Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil