Novo ranking coloca instituições do RS entre as melhores da América Latina
Um novo ranking posicionou instituições do Rio Grande do Sul entre as melhores da América Latina. A revista britânica Times Higher Education (THE) fez uma pesquisa apontando quais as melhores instituições de Ensino Superior na região – seis universidades gaúchas apareceram na lista.
O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (4). Ao todo, há três instituições federais e três privadas do RS no ranking. A que melhor pontuou foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ficando na sexta posição geral da lista e em quarto no Brasil. Confira abaixo mais informações sobre a pesquisa.
Pesquisa britânica aponta instituições de ensino superior do RS entre as melhores da América Latina
Entre os estabelecimentos federais listados, aparecem a UFRGS, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Já entre as particulares, estão a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Confira abaixo as notas de cada uma delas:
- UFRGS – 83,1
- PUCRS – 78,8
- UFSM – 64,5
- Unisinos – 52,9
- UFCSPA – 46,4
- UCS – 29,4 a 33,5
A pontuação das instituições segundo a Times Higher Education é definida com base em cinco critérios: citações de pesquisas, qualidade do ensino, qualidade das pesquisas, transferência de conhecimento para sociedade e o nível de internacionalização.
O critério onde as instituições gaúchas mais se destacaram foi a qualidade das pesquisas: a UFRGS garantiu 94,9 pontos nessa área.
65 instituições brasileiras foram listadas no ranking, classificando o Brasil como o país com a maior representação na lista. A melhor colocada do país, de acordo com os critérios da THE, é a Universidade de São Paulo (USP), com 88,3 pontos. A primeira posição do ranking foi a Pontifícia Universidade Católica do Chile, com 90,3 pontos.
Imagem: rawpixel.com / Freepik / Reprodução