Novo ranking coloca universidade do RS entre as 5 melhores do Brasil; confira

Um novo ranking colocou uma universidade do Rio Grande do Sul entre as 5 melhores do país. O levantamento Academic Ranking of World Universities (ARWU), conduzido pela organização chinesa ShanghaiRanking Consultancy, classificou as melhores instituições de ensino superior em todo o mundo — incluindo a UFRGS.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul apareceu em quarto lugar na lista, entre as melhores do país. Já no ranking global, a instituição se encontrou entre as 500 melhores do mundo. Confira abaixo mais informações sobre a pesquisa.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul é classificada como a 4ª melhor do Brasil

A classificação da ARWU é realizada com base em seis indicadores diferentes. Para cada um deles, a instituição melhor classificada recebe nota máxima, enquanto as demais são definidas por meio de uma porcentagem da maior marca.

Entre as áreas educacionais mais bem avaliadas da UFRGS, as melhores foram as Ciências Veterinárias e de Odontologia — ambas se classificaram entre as 100 melhores no ranking mundial.

A primeira posição do ranking ficou com a Universidade de São Paulo (USP). Na sequência, aparecem a UNESP, UFMG, UFRGS e Unicamp, completando o top 5. Confira abaixo o top 10.

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  5. Universidade de Campinas (Unicamp)
  6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  7. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  8. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  9. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  10. Universidade de Brasília (UnB)

Criado pela Shanghai Jiao Tong University, o ARWU é um dos principais percursores dos rankings universitários. Sua publicação ocorre anualmente, desde 2003. A partir de 2009, a pesquisa ficou a cargo da organização independente ShangaiRanking Consultancy.

Você pode visitar o resultado completo do ranking no site oficial da ARWU, clicando aqui.

Imagem: Reprodução / vecstock / Freepik