Novo RG: Mais de 3,5 mil já foram emitidos no Rio Grande do Sul

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) iniciou, na última quinta-feira (4), o encaminhamento da primeira via do novo modelo de carteira de identidade. O novo documento já está sendo encaminhado nos Postos de Identificação do IGP e nas unidades Tudo Fácil e um grande número de solicitações foi registrado. 

A emissão do novo modelo das carteiras de identidade teve início no dia 26 de julho no Rio Grande do Sul e, desde então, 3.558 documentos já foram solicitados. Em outros pontos do território gaúcho a solicitação do documento ficou disponíveis nos locais a partir do dia 4 de agosto.

De acordo com o balanço feito pelo IGP, até a última sexta-feira (5), foram encaminhados pedidos de 1.065 identidades do novo modelo em Porto Alegre. 

O novo documento utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, até então considerado como RG de forma única em todo o Brasil. 

Para fazer a solicitação do novo documento nos Postos de Identificação do IGP é preciso apresentar uma certidão, seja de nascimento ou casamento, ou então a de casamento com averbação de divórcio, e informar o CPF, que para encaminhamento da solicitação do documento não deve possuir quaisquer restrições junto à Receita Federal. Caso possua alguma restrição, o cidadão pode optar por fazer a identidade no modelo antigo ou regularizar sua situação e adiar a confecção do documento.

Os pedidos são feitos diretamente nos postos do IGP, porém a forma de atendimento pode variar em cada município, sendo realizado por ordem de chegada ou através de agendamento prévio feito no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

O novo documento utiliza o número do CPF como RG e é gratuito para primeira via. Porém não é necessário que a população em geral troque sua atual carteira de identidade pelo novo modelo. A nova identidade será válida pelos próximos 10 anos, portanto os brasileiros têm até 28 de fevereiro de 2032 para solicitar o novo documento.