Nubank emite alerta importante para clientes

Recentemente, após surgirem diversos brasileiros que caíram no ‘golpe da conta bloqueada’, a instituição financeira Nubank emitiu um alerta aos seus clientes e os orientou sobre o que fazer (ou não fazer) para se tornar mais uma das vítimas desses criminosos.

Segundo o Nubank, que atualmente pode ser considerado um dos maiores bancos do Brasil, as vítimas recebem uma mensagem de uma falsa central de atendimento, que afirma haver um problemas com suas contas e que elas estão bloqueadas de forma temporária. Em seguida, o suposto atendente afirma que para a conta ser liberada, é necessário passar por um procedimento de teste.

Em seguida, o criminoso convence os clientes do banco a fazerem um Pix, alegando que esse processo é necessário para saber se tudo está normalizado e que logo a quantia será estornada.

De acordo com o banco, esse golpe é semelhante ao da falsa central de atendimento, “que é quando um cliente é convencido de que há algo de errado com a sua conta bancária e entrega, sem nem perceber, informações sensíveis como a própria senha ou até mesmo dinheiro para os criminosos.”, diz.

Nubank dá dicas de como não cair no golpe da conta bloqueada

Desconfie de qualquer ligação

Segundo o Nubank, lojas, bancos e outros prestadores de serviços não pedem informações sensíveis (como uma senha) durante uma ligação.

Saiba quais são os canais oficiais do seu banco

Conheça os canais de atendimento do seu banco, assim, você conseguirá identificar a veracidade da ligação.

Fique atento com mensagens de texto via SMS

Caso você receba um SMS dizendo que há algo errado com a sua conta, entre em contato com o canal oficial do seu banco para confirmar a informação.

O banco também afirma que raramente bancos pedem para que seus clientes façam Pix em troca de serviços, e pede para que seus clientes não baixem aplicativos fora da loja oficial do seu aparelho e nem clicar em links suspeitos.

A instituição aconselha que seus clientes protejam suas senhas. “Não só as do app do banco mas também a do e-mail de recuperação que está vinculada à conta. Troque essa senha com frequência e, quando possível, use autenticação de dois fatores.”, diz.

Canais de atendimento do Nubank: chat do app, o telefone 0800 608 6236 e o e-mail [email protected].

Imagem: Divulgação/Nubank