Número de casos de violência sexual no RS no último ano é assustador! Saiba mais

No ano de 2022, houve mais de 4500 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no estado.

Cristiane Moreira da Cunha, conselheira tutelar em Gravataí, conta que era vítima de abuso sexual quando criança e que lutou muito para vencer o trauma. “Eu fui uma criança do Conselho Tutelar que não teve um olhar. E quando a gente diz que o ‘seu’ silêncio também deixa marcas, muitas vezes os pais não notam o filho dentro de casa que tá precisando de um olhar”.

“É com as pessoas que a família mais confia. É com o pai, padrasto, tio, amigo da família, é aquele relacionamento que a criança sente confiança”- Continuou Cristiane.

Os dados de violência sexual contra crianças e adolescentes

A Segurança Pública registrou dados de exploração sexual infanto-juvenil, assédio sexual, importunação sexual e estupro de vulnerável nos anos de 2021 e 2022. Em 2021, foram registrados 3.949 casos e, em 2022, foram registrados 4.593 casos, representando um aumento de 16,3% e uma média de 12,5 casos por dia.

Após o pai ou responsável fazer o registro do boletim de ocorrência, a próxima etapa ocorre no CRAI, Centro de Referência em Atendimento Infanto Juvenil, localizado no Hospital Presidente Vargas em Porto Alegre, que atende todo o estado. Somente no mês de janeiro, 150 crianças vítimas de algum tipo de abuso sexual foram atendidas no local. Os depoimentos das vítimas são encaminhados para a delegacia e Ministério Público.

“O abuso sexual por vezes tem não deixa vestígios materiais, então essa prova pode ser testemunhal, mas a palavra da vítima, a palavra da vítima é a nossa grande prova. É nisso que nós acreditamos” fala Luciana Cano Casarotto, coordenadora do Centro de Apoio Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessão do MPRS.