Número de divórcios no RS tiveram aumento surpreendente
O Rio Grande do Sul apresentou um aumento de 57% no número de divórcios e inventários em Cartórios de Notas nos últimos dois anos. A informação é do Colégio Notarial do Brasil, divulgada em matéria publicada no portal do G1.
O aumento percentual é em relação ao período de 2007 e 2020, anterior aos avanços recentes no processo de desjudicialização destes atos. Confira abaixo mais informações sobre o crescimento no número de divórcios no RS.
Número de divórcios aumenta no Rio Grande do Sul
Entre 2021 e 2022, o aumento no número de divórcios foi de 14%. Em 2021, foram cerca de 6,3 mil processos realizados no RS, enquanto a média entre os anos de 2007 e 2020 era de 5,5 mil.
O crescimento está relacionado com a desjudicialização do processo de divórcio, que apresenta avanços desde 2007 até 2020. Dessa forma, não há mais a necessidade de entrar na Justiça para fazer o processo. As únicas exceções são os casos onde há menor de idade envolvido ou quando não há acordo de divisão de bens.
De acordo com as informações do Colégio Notarial, outro fator que pode ter contribuído para o aumento foi a possibilidade de realizar os processos de forma online, através do site do e-Notariado. Segundo a pesquisa CNPjus, a medida de desjudicialização trouxe uma economia de R$ 143 milhões para os cofres públicos.
Em entrevista para o G1, José Flávio Bueno Fischer, presidente da Secção Rio Grande do Sul do Colégio Notarial do Brasil, afirmou que os gaúchos têm procurado cada vez mais os Cartórios de Notas para processos de dissolução matrimonial e inventários.
“Os Cartórios de Notas realizam divórcios e inventários extrajudiciais de forma rápida, segura e eficaz, inclusive no formato online. Assim, os gaúchos têm buscado cada vez mais o auxílio e a orientação de um tabelião para realizar a dissolução de seu matrimônio e a distribuição de seus bens de acordo com sua vontade, respeitando a legislação vigente”, afirma José Flávio Bueno Fischer.