Número de suicídios registrados no RS em um ano é o maior da história; veja dados
O Rio Grande do Sul registra as maiores taxas de suicídio do país, uma lista que nenhum estado gostaria de liderar. De acordo com o Infame Epidemiológico Suicídio e Lesão Autroprovocada, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em 2022 houve 1.560 mortes no RS.
Além disso, o levantamento demonstra que, no período entre 2010 e 2019, houve um aumento da incidência em todos os grupos etários. Porém, os adolescentes entre 15 a 19 anos são os que mais aparecem nas taxas de suicídio, chegando a 25 para cada 100 mil habitantes.
Para vários psiquiatras, essa é a faixa etária com mais vulnerabilidade social, uma vez que pode ter sido potencializada pela pandemia.
Dados demonstram triste cenário gaúcho
Entre os casos registrados no estado gaúcho, cerca de 80% são de pessoas do sexo masculino. Ainda de acordo com o informe, a taxa de mortalidade dos homens aumenta conforme avança a faixa etária, elevando a diferença em relação ao sexo feminino.
Segundo o médico Garcia Junior, o homem tem uma tendência a escolher métodos mais violentos e, com isso, cresce a possibilidade de letalidade. Vale lembrar que para cada cinco tentativas de suicídio, quatro são de mulheres e uma é de um homem.
“Além disso, tradicionalmente, os homens têm mais dificuldades de expressar seus sentimentos”, enfatiza o especialista, que cita ainda o prejulgamento quando o assunto é buscar ajuda. “Por isso, há muito menos homens em consultórios do que mulheres”, completa Garcia Junior.
Prevenção ao suicídio
O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta apoio emocional através de conversas com quem precisa e deve desabafar. De acordo com a porta-voz regional, Liziane Eberle, a iniciativa não guarda números estatísticos.
“As pessoas são atendidas por voluntários que passam por treinamento e conversam sem julgamento, sem preconceito, com respeito, acolhimento e atenção. Não sabemos se foi homem ou mulher que ligou, que idade tem, que problema trouxe”, diz ela.
Foto: Cookie Studio/freepik.com