O que é o Benefício Extraordinário do Auxílio Brasil?
Pela medida provisória 1.076 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 07 de Dezembro de 2021, as famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil receberão o Benefício Extraordinário durante os meses de Janeiro a Dezembro de 2022 no valor mínimo de R $400,00.
Segundo o Ministro da Cidadania para o site oficial do programa, “A garantia do repasse mínimo de R $400 é essencial para minimizar as consequências econômicas e sociais da pandemia da Covid-19. Além disso, o Auxilio Brasil é um programa social robusto, com atenção em vários níveis e a previsão de trilhas de emancipação para que os beneficiários tenham caminhos para alcançar independência e melhorar sua qualidade de vida”.
O benefício em caráter temporário é um complemento ao Auxílio Brasil. Ele foi pensado para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social nesse período crítico de pandemia.
Quem tem direito ao Benefício Extraordinário
Todas as famílias que são atendidas pelo Auxílio Brasil tem direito ao benefício.O cálculo é feito a partir da soma dos benefícios da cesta-raiz do Auxílio Brasil, ou seja:
- Benefício Primeira Infância
- Benefício Composição Familiar; e
- Benefício Superação da Extrema Pobreza.
Assim, cada família terá o pagamento que atingir os R $400,00. Como o benfício é um complemento do Programa Auxílio Brasil, as datas para pagamento seguem as mesmas do auxílio.
O valores do benefício podem ser sacados com o cartão do Bolsa Família na Caixa Econômica Federal e nas lotéricas.
Segundo o Ministério da Cidadania, os valores referentes ao Benefício Extraordinário ainda não estão integralmente disponíveis para consulta. Porém, é possível fazer a consulta pelo aplicativo do Auxílio.