O que fazer caso o INSS negue sua aposentadoria? Saiba mais

Ter a aposentadoria aprovada pelo INSS pode ser um momento de muita antecipação para os trabalhadores. No entanto, é bastante comum que os pedidos sejam recusados, mesmo quando aparentemente todos os requisitos estão em dia.

Dados do Boletim Estatístico da Previdência Social apontam que mais de 423 mil pedidos de benefícios no INSS foram indeferidos em dezembro de 2022, sendo 22.758 no Rio Grande do Sul. Nesses casos, o cidadão tem algumas opções às quais ele pode recorrer. Confira abaixo quais as alternativas.

O que fazer quando seu pedido de aposentadoria é negado?

A primeira opção é recorrer junto ao INSS em até 30 dias após o indeferimento da aposentadoria. Nesse caso, o pedido deve ser feito a partir do portal Meu INSS ou entrando em contato com a instituição através da Central 135.

Entrando com recurso administrativo, o cidadão deve apresentar uma justificativa apresentando os motivos pelo qual a sua solicitação deve ser reconsiderada. O setor responsável pelo caso será o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), que possui duas instâncias: a Junta de Recursos, a qual deve se recorrer pela opção de “recurso ordinário”, e a Câmara de Julgamento, em que é preciso optar por “recurso especial”.

Devo entrar na Justiça?

Caso não tenha sucesso no pedido, a próxima opção é entrar com recurso na Justiça. O ideal é tentar resolver o caso primeiro pelo INSS, e então, fazer o pedido por via judicial. Nesse caso, a opção pode trazer mais benefícios.

Primeiramente, a chance de obter sucesso costumam ser maiores. Uma das vantagens dessa opção é a possibilidade de receber o valor retroativo, ou seja, ser pago todo o dinheiro que deveria ter recebido desde que solicitou a aposentadoria. Para dar entrada com o pedido, o ideal é que o cidadão procure um advogado especializado na área previdenciária.