O que fecha em Porto Alegre no feriado de 1° de maio? Confira

O Dia do Trabalhador, feriado nacional que ocorre dia 1° de maio, sempre traz algumas dúvidas sobre o funcionamento de diferentes serviços na cidade de Porto Alegre. Este ano, como o feriado cai em uma quarta-feira, proporciona uma pausa no meio da semana, o que poderá alterar o funcionamento de estabelecimentos na capital gaúcha.

Como funcionam os serviços essenciais no Dia do Trabalhador?

Algumas áreas essenciais não pausam. A Defesa Civil de Porto Alegre, por exemplo, manterá seu plantão de 24 horas através do número telefônico 199, sempre pronta para atender qualquer emergência. Da mesma forma, o Conselho Tutelar trabalhará em regime de plantão para assegurar suporte em casos de urgência.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não oferecerão atendimento ao público dia 1° de maio. Isso se estende às operações de compensação bancária e a transferências via TED. No entanto, o sistema do PIX, que permite transações 24 horas por dia, estará operante e disponível para todos. Para outras transações, alternativas como internet banking, mobile banking, e caixas eletrônicos estarão acessíveis.

O Sindilojas Porto Alegre orienta que cada lojista deve seguir as diretrizes do acordo coletivo de trabalho relativo à categoria para decidir sobre o funcionamento no Dia do Trabalhador. Para as lojas de rua, é comum a operação entre 9h e 19h. Os estabelecimentos em shoppings, por sua vez, precisam acatar as regulamentações dos próprios centros comerciais.

Quanto ao transporte, a Trensurb informou que no feriado as viagens seguirão os horários de domingos e outros feriados. Isso significa um intervalo de 20 minutos entre trens durante a maior parte do dia. As informações detalhadas e atualizações podem ser acessadas diretamente no site oficial da Trensurb.