Obra da Copa do Mundo de 2014 é liberada quase 9 anos após o término da competição no RS

Uma obra no Rio Grande do Sul, planejada para a Copa do Mundo de 2014, foi liberada quase nove anos após o fim da competição e 10 anos após seu início. O serviço em questão é o prolongamento de 1,9 km da Avenida Severo Dullius, que conecta o Aeroporto Salgado Filho à Avenida Sertório.

A intenção do projeto era oferecer uma rota alternativa para o trânsito na área próxima ao aeroporto. No entanto, mesmo com a liberação do trecho, a conclusão da obra só deve acontecer no final de 2023. O prolongamento foi realizado ao longo de aproximadamente 2 km com o orçamento de R$ 85,47 milhões. Confira mais informações abaixo.

Obra prevista para a Copa do Mundo de 2014 só será entregue no final do ano

Ainda restam algumas medidas para a obra, de responsabilidade da construtora Procon, ser considerada finalizada. 1,1 km continuam interditados, pois faltam 300 metros para que o trecho esteja concluído. Porém, o serviço só poderá ter continuidade após adequações em pontes sobre o Arroio Areia e ainda precisa receber sinalização e iluminação.

O projeto para instalação dos postes será realizado em uma parceria privada com a empresa Ipsul, e deve estar concluído até o final de 2023, segundo comunicado pela prefeitura. Antes, a obra tinha previsão para ser entregue até o dia 2 de julho.

Planejada para a Copa do Mundo, o serviço foi iniciado em 2013. Um dos motivos para o atraso de 10 anos foi o terreno: por conta de instabilidades, foi necessário estabelecer outro contrato para tornar a área própria para construção antes da retomada da primeira obra.

Por conta dos atrasos, o local se tornou um depósito clandestino de lixo. Foi necessária uma operação de retirada de cerca de 100 toneladas de resíduos, realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Uma equipe do departamento continuará fazendo limpezas no trecho, duas vezes por semana.

Imagem: SMOI / PMPA