Obras no quadrilátero central de Porto Alegre continuam, veja os impactos
Terão continuidade nesta semana as obras de revitalização e urbanização do Quadrilátero Central, que compreende nove ruas do Centro Histórico de Porto Alegre.
Os serviços acontecem nos trechos 1 e 2, nas ruas Marechal Floriano e Otávio Rocha, respectivamente, que serão preparadas para receber uma nova pavimentação nos próximos dias.
Com o projeto, a prefeitura objetiva qualificar este espaço urbano tão importante para a região, privilegiando a circulação dos transeuntes e preservando o caráter histórico do bairro.
Serão cerca de R$16 milhões em investimentos, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina, destinado ao programa Orla POA. A previsão de entrega das obras é de até 18 meses.
Obras do Quadrilátero Central nesta semana
O trecho 1, especificamente na rua Marechal Floriano receberá o isolamento das áreas, continuidade na colocação de base e compactação de subleito (preparação para receber um novo pavimento).
Além disso, será iniciada a colocação do meio fio, a compactação de base e a colocação de paralelepídedos.
Já no caso do trecho 2, da rua Otávio Rocha, o subleito contaminado será removido para iniciar a colocação de uma nova base e compactação.
Os serviços seguem o cronograma previsto pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, porém, podem ter alterações em caso de chuvas.
Quadrilátero Central
Uma das primeiras áreas de ocupação de Porto Alegre, tem em seu entorno o maior ponto de circulação da Capital, conforme a prefeitura.
São cerca de 300 mil pedestres que, todos os dias, atravessam as ruas do Quadrilátero Central do Centro Histórico. Portanto, o projeto visa facilitar a circulação segura dessas pessoas.
Além disso, busca diminuir barreiras de acessibilidade, assim como renovar a pavimentação das ruas, algo que beneficiará também os motoristas que passam todos os dias pelo local. A iluminação pública também será melhorada, junto com a implantação de um sistema de videomonitoramento.