Oktoberfest: confira a programação de cidades do RS para a festa

0

A Oktoberfest, uma das festas mais queridas e tradicionais do calendário, conta com shows, tradições, comidas e bebidas típicas alemãs em várias cidades do Rio Grande do Sul.

Com origem em Munique, na Alemanha, a celebração surgiu em 1810 para comemorar o casamento do Rei Luís I. Em 1960, mesmo sem casamento para festejar, virou o festival nos moldes de hoje, com comidas típicas, danças, folclore, diversão e chope.

Igrejinha, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa anunciam cronograma para a tradição no mês de outubro, com shows, tradições e comidas e bebidas típicas alemãs. Depois de um hiato de dois anos por causa da pandemia de coronavírus, as celebrações voltam a reunir o público para festejar.

Santa Cruz do Sul (RS)

Neste ano, a 37ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul ocorre de 6 a 9, 11 a 16 e de 20 a 23 de outubro, no Parque da Oktoberfest. Paralelamente, também conta com duas feiras: a Feirasul, que busca impulsionar a economia local e de todo o Vale do Rio Pardo, e a Feira da Agroindústria Familiar, um espaço dedicado às famílias rurais locais e regionais que produzem comidas caseiras típicas.   

Ao todo, são mais de 130 expositores, 50 bandas, 400 horas de apresentação, 40 pontos de gastronomia e 180 chopeiras. No cronograma, estão marcadas apresentações artísticas de grupos tradicionalistas e delegações, desfile temático, bandas locais, culto, dia da maturidade ativa, encontro de corais e campeonato de skate.

Entre os shows, estão: DJ Alok e Netto e Henrique (8 de outubro), Henrique e Juliano (14 de outubro), Jorge e Mateus (15 de outubro), Thiaguinho e a dupla Israel e Rodolffo (22 de outubro). A programação completa está disponível no site oktoberfestsantacruz.com.br  

Igrejinha (RS)

Em Igrejinha, no Vale do Paranhana, a Oktoberfest é reconhecida como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Desde a primeira edição, em 1988, já foram consumidos 4,5 milhões de litros de chope. Em 2019, foram 214 mil litros. Neste ano, em sua 33ª edição, o evento será de 13 a 16 e de 18 a 22 de outubro. 

A programação conta com carreata do chope, jogos germânicos, shows de bandas tradicionais, apresentações artísticas e os besonderetag (dia especial para APAEs e pessoas com deficiência), kindertag (festa infantil) e seniortag (terceira idade). Além disso, os artistas Dilsinho (14 de outubro), Maiara e Maraísa (16 de outubro), Diego e Victor Hugo (21 de outubro) e a dupla Zé Neto e Cristiano (22 de outubro) marcarão presença na festa.

Os valores dos ingressos custam entre R$ 20 e R$ 370. É possível adquirir as entradas pelo site ou pessoalmente, em um dos pontos físicos de venda. Mais informações sobre a celebração, programação e compra de ingressos podem ser encontradas no site oktoberfest.org.br  

Santa Rosa (RS)

A primeira edição aconteceu em 1998, quando um grupo de amigos organizou uma festa para reunir os moradores da cidade que resgatasse a cultura alemã. Neste ano, em sua 23ª edição, já é considerada uma das maiores da região noroeste do Estado.

Neste ano, a festa ocorre de 7 a 16 de outubro, com o clássico desfile pela cidade, jogo do barril, jogos germânicos, apresentações de grupos de danças típicos alemãs e concurso do chope em metro. Entre as bandas confirmadas, estão Indústria Musical (7 de outubro), Portal da Serra (8 de outubro), Brilha Som (11 de outubro), Rogério Magrão e Banda (15 de outubro).  

A festa possibilita a compra de chopeiras com antecedência. São 78 disponíveis a cada dia do evento, de 30 e 50 litros. Para mais informações, acesse o site site.oktoberfestsantarosa.com.br