ONU pede medidas urgentes para evitar catástrofe climática
O IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, órgão da ONU que avalia o aquecimento global causado pelo homem, publicou nesta segunda-feira (20) um relatório síntese com as principais conclusões dos seus seis últimos documentos.
O relatório não apresenta novas pesquisas, mas resume o que o painel sabe sobre as mudanças do clima e os desafios para limitar o aumento da temperatura em 1,5°C até 2100. Segundo o IPCC, as ações atuais para reduzir as emissões são “insuficientes” e precisam ser aceleradas: é necessário cortar pela metade as emissões globais até 2030 (48%) e quase zerá-las até 2050 (99%).
O que é o IPCC?
O IPCC é um órgão da ONU que reúne cientistas de todo o mundo para avaliar o estado do conhecimento sobre as mudanças climáticas e seus impactos. O IPCC não faz pesquisas próprias, mas analisa e resume os estudos publicados na literatura científica.
Para assegurar a qualidade e a imparcialidade dos seus relatórios, o IPCC submete-os a múltiplas etapas de escrita e revisão com a participação de diversos especialistas e em um processo aberto e transparente.
O objetivo do IPCC é fornecer informações confiáveis e atualizadas para os tomadores de decisão e o público em geral sobre as causas, consequências e soluções para o aquecimento global.
Imagem: Catazul / pixabay.com