Operação busca trazer sossego e segurança para bairro de Porto Alegre, saiba qual é

Na madrugada de domingo (24), mais uma Operação Esforço Concentrado foi realizada nos bairros Centro, Cidade Baixa e Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, dispersou quatro aglomerações na Cidade Baixa, onde os frequentadores estavam obstruindo as ruas. A dispersão foi pacífica.

Na Travessa do Carmo, um estabelecimento estava com som no volume além do permitido, e foi autuado pelos agentes da operação.

A operação contou com a ação conjunta da Guarda Municipal, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), fiscais da prefeitura, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e equipe volante da Polícia Civil.

Cidade Baixa

Desde março, a Cidade Baixa possui um novo decreto vigente, que veda a atividade de ambulantes no bairro, no horário das 24h às 7h. 

Cidadãos que estiverem em via pública não podem adquirir bebidas e alimentos através de tele-entrega. Bares, restaurantes e similares devem, após as 2h, restringir as atividades de consumo na área interna do estabelecimento.

A operação

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, o principal objetivo da Operação Esforço Concentrado é “fiscalizar estabelecimentos, preservar a ordem pública e manter a paz social”.

Os trabalhos sempre contam com a ação conjunta de diversas autoridades de segurança, como Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes da EPTC, fiscais da prefeitura e DMLU. As vistorias e o atendimento de denúncias são feitas periodicamente nos fins de semana.

“A operação Esforço Concentrado atende a todos os bairros de Porto Alegre, independente do local, nosso objetivo é manter a segurança do cidadão e a ordem pública. Todos têm o direito de se divertir e confraternizar, porém com limites que não desrespeitem o sossego alheio”, salientou o secretário-adjunto da Segurança, Comissário Zottis.

Como realizar denúncias?

Para realizar denúncias anônimas sobre aglomerações, volume alto ou outros aspectos que perturbem o sossego público, ligue para: 153 ou 156.