Operação do governo derruba centenas de sites e aplicativos no Brasil e outros países

Nesta terça-feira (14), a Secretaria Nacional de Segurança Pública iniciou a quinta etapa da Operação 404, com o objetivo de combater o comércio ilegal de sites de streaming, jogos e música em países como Brasil, Peru e Reino Unido. A operação resultou na expedição de quatro mandados de prisão contra proprietários de domínios de internet em Minas Gerais, mas o principal alvo é a derrubada de sites ilegais.

No Brasil, por exemplo, foram bloqueados 102 sites de streaming e jogos online, 63 aplicativos de música e seis canais de aplicativos de mensagem. Estes canais, que tinham mais de 4 mil inscritos, eram utilizados para distribuir músicas ainda não lançadas oficialmente. No Peru, foram bloqueados 72 domínios, enquanto no Reino Unido foram bloqueados 25.

O bloqueio de sites ilegais foi identificado pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça, após investigação que contou com mandados de busca e apreensão. O objetivo dessas buscas é encontrar dispositivos de computador e discos rígidos. Além disso, a ação faz parte de operações integradas envolvendo o Judiciário Federal e a Polícia Civil.

Ações anteriores

A Operação 404, realizada pelo Ministério da Justiça, é uma ação contínua que visa combater o comércio ilegal de conteúdo na internet. Na última fase, realizada em junho do ano passado, foram desativados quatro canais de transmissão ilegal e 90 vídeos foram retirados do ar. A Polícia Civil cumpriu 30 mandados de busca e apreensão em 11 estados do país, removendo 266 sites ilegais e excluindo 15 perfis em redes sociais que atraíam consumidores para conteúdos ilegais.

A operação conta com a participação de autoridades de vários países, como Peru e Reino Unido, e tem como objetivo a derrubada de sites e aplicativos que violam direitos autorais. O trabalho de investigação é realizado pelo Laboratório de Operações Cibernéticas  (Ciberlab), com o apoio de outras autoridades policiais.