Origem de luzes misteriosas avistadas no céu de Porto Alegre é desvendada por especialista; Veja explicação

Diversos relatos de luzes aparecendo nos céus de Porto Alegre têm intrigando a população da Capital gaúcha. Novamente nessa terça-feira (15) câmeras do Observatório Heller & Jung registraram o momento em que dois objetos brilharam simultaneamente no céu. 

Desta vez, o fenômeno observado trata-se do rastro de luz de um jato em rota de aterrissagem sobre o aeroporto Salgado Filho junto com um facho de luz produzido por um satélite russo que pisca em outro local do céu porto-alegrense. 

Segundo o professor Carlos Jung, coordenador do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e um dos fundadores do Observatório, as imagens foram obtidas após ajustes nos equipamentos utilizados para observação de meteoros. “A velocidade média de um meteoro é de 70 mil quilômetros por hora. Um jato vai, no máximo, a mil (km/h). Fizemos um ajuste, reduzindo a velocidade das nossas 22 câmeras e conseguimos registrar o fenômeno”, detalhou em entrevista para a GZH.

Luzes devem ser vistas com mais frequência em Porto Alegre

Ainda conforme o professor, o avistamento destas luzes deve ser ainda mais intenso no próximo ano, uma vez que deve haver aumento dos flares, quando o reflexo da luz do sol em satélites, aliado à inclinação da Terra provoca as luzes vistas até então. A iluminação destes satélites, no entanto, ocorre geralmente no início da noite ou fim da madrugada. 

O professor também reforça seu ponto de vista diante das suspeitas de OVNIs em Porto Alegre. “Se fosse um ovni (objeto voador não identificado) de origem extraterrestre, com certeza, nós divulgaríamos. Somos os principais interessados em saber se estamos sozinhos no universo, mas neste caso não é. É importante esclarecer isso para a população”, comenta. 

Especialistas na área já falam sobre o acúmulo de satélites na órbita terrestre, fato que pode formar uma grade ao redor do planeta, dificultando observações astronômicas.