Início Dia da Mães Qual a origem do Dia das Mães?

Qual a origem do Dia das Mães?

Muitas pessoas comemoram o dia das mães, mas não sabem a história do dia das mães, não sabem sequer a origem do dia das mães, sendo que este dia tem grande bagagem histórica, surgindo primeiro nos Estados Unidos e depois se difundindo para muitos outros países, mesmo poucas pessoas sabendo ao certo a data e sempre se perguntando “dia das mães é que dia?“, isso no Brasil, devido ao dia das mães não ter data fixa.

Origem do dia das mães

A origem da data e comemoração do dia das mães nos Estados Unidos é passada da seguinte maneira:

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Anna Maria Reeves Jarvis que organizou em 1865 os Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos naGuerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Mais cedo, em 1858, Jarvis havia fundado os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.

Mas reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou um campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado. – (Fonte: Wikipédia)

Dia das mães no Brasil

No Brasil o dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio, uma homenagem a Maria mãe de Cristo, sendo claramente uma data de apoio religioso, mas além disso tem um grande foco comercial, sendo uma espécie de agregação da cultura americana e um prato cheio para o comércio que tem lucro exorbitante.

A comemoração do dia das mães é uma das mais “rústicas” dos feriados desse escalão, pois as família se reúnem em casa, geralmente país e filhos em uma reunião bem fechada e especial para cada um.

Devido a está data variável é difícil saber qual dia é o dia das mães, porem uma coisa nunca muda, sempre será no segundo domingo de maio, que neste ano de 2013 ficou dia 12.