País que está entre os mais pobres do mundo corre risco de ser encoberto pelo oceano

Um pequeno território, com apenas 811 quilômetros quadrados está cada vez mais próximo de sofrer as consequências das ações humanas.

Kiribati, um dos países mais pobres do mundo, também é um dos locais mais vulneráveis ao aumento do nível do mar decorrente do aquecimento global. Algumas ilhas do país já foram inundadas pela água, e alguns anos, o país poderá sumir completamente.

Praias que não existem mais e casas abandonadas são provas da destruição causada no país pelo aquecimento global. Os principais problemas ocorrem durantes as marés altas de lua cheia, quando as ondas do mar inundam as casas.

Além dos problemas enfrentados com as frequentes inundações, o país também precisa lidar com a falta de recursos naturais e economia pobre. Atualmente, Kiribati é uma das nações mais pobres do mundo, com um PIB de pouco mais de 207 milhões de dólares (Banco Mundial).

Provavelmente, todas as ilhas do país serão engolidas pelo oceano em cerca de 10 ou 15 anos, o que deixará mais de 100.000 pessoas sem lar.

Todo o mundo poderá ser afetado pelo aquecimento global

De acordo a Organização das Nações Unidas, mais de 30,7 milhões de pessoas se deslocaram de seus países de origem em 2020 e 22,3 milhões em 2021, devido a catástrofes climáticas. Atualmente, milhões refugiados vivem em áreas vulneráveis às mudanças climáticas, como inundações e tempestades.

Será cada vez mais comum ver países em situação semelhante ao Kiribati. Isso porque, as ações humanas têm aumentado cada vez mais o nível de aquecimento global e consequentemente, as mudanças climáticas.

A queima de combustíveis fósseis, por exemplo, fazem com que gases ricos em carbono e metano sejam gerados, o que prejudica a atmosfera e causa o aumento da temperatura.

Incêndios, inundações, enchentes e terremotos serão cada vez mais vistos e destruirão diversos países.