Palácio Piratini aparece no catálogo do Google sobre instituições de arte e cultura

O Palácio do Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, foi incluído na plataforma Google Arts & Culture, um catálogo digital que lista endereços que devem ser conhecidos.

O site proporciona visitas virtuais gratuitas através de acervos, documentos históricos e obras de arte. 

Mateus Gomes, diretor de Conservação e Memória do Palácio Piratini, ressalta o ocorrido. “Não é museu e nem centro cultural, mas tem em sua gênese uma demanda que exige cuidado e incentivo à produção cultural de salvaguarda de um patrimônio que é de todos os gaúchos. Estar no Google Arts & Culture é importante para esta casa, que agora se avizinha a acervos relevantes do mundo inteiro e, com seu repertório, contribui na criação de conhecimento e cultura do Estado e do País”, comentou. 

Formas para garantir a preservação da memória e da história do estado estão sendo pensadas para em alusão aos 100 anos da sede do Poder Executivo gaúcho. Projetos como peças em texto, áudio e vídeo, além de exposições e eventos que envolveram a parceria com outras instituições, foram desenvolvidos no período.

Como funciona o Google Arts & Culture

Imagem mostra o Palácio do Piratini no Google Arts & Culture
Reprodução / Google Arts & Culture

O site da empresa Google dá acesso a mais de 2 mil museus de forma gratuita em aparelhos Android e iOS. A plataforma possibilita a exploração da arte, história e maravilhas do mundo, como as pinturas da casa de Van Gogh, o movimento pelos direitos da mulher e o Taj Mahal, entre outros temas.