Pão dos Pobres: prédio histórico de Porto Alegre entra em etapa final de restauração; Confira
Um dos patrimônios históricos e culturais de Porto Alegre, o Colégio La Salle Pão dos Pobres está na fase final do processo de restauração. Uma parte do projeto, correspondente aos elementos decorativos do local, vem sendo executada desde 2017 e já foi concluída. Com o fim dos serviços, a edificação projetada pelo artista plástico e arquiteto Joseph Franz Lutzenberger terá a fachada recuperada e as cores restauradas.
Um dos pontos mais marcantes do Pão dos Pobres é o grupo escultórico instalado no alto da fachada do edifício, nele se destaca uma imagem de Santo Antônio com o pão e o olhar estendidos às crianças que o cercam.
Grupos formados por artistas, restauradores e construtores capacitados seguem envolvidos nos serviços que devem ser concluídos no próximo ano.
Além de melhorar a aparência do local, a obra também trouxe reforços à estrutura e fundações. Uma subcobertura metálica no telhado garantirá a integridade da cobertura original. Também foram feitas melhorias em instalações funcionais e dormitórios.
Segundo o arquiteto Lucas Volpatto, responsável pela restauração, a equipe tem buscado uma cor semelhante à original. “Nas próximas semanas, vai começar a pintura externa do prédio, para a qual estamos buscando restabelecer uma proposta de cor mais aproximada do tom original aplicado na época de sua construção”, explica.
Conforme ele, a fachada do Pão dos Pobres havia sido pintada com predomínio da cor amarela, no entanto, após o seu tombamento em 2004, a construção passou por uma pintura predominante rosada.
Reforma do Pão dos Pobres pode ser vista por Porto Alegre
De acordo com Volpatto, entre março e abril de 2023, quem passar pela rua da República com a avenida Praia de Belas, ou pela Borges de Medeiros verá, do alto do viaduto do Largo dos Açorianos, uma imagem do prédio já recuperado.
O Pão dos Pobres atende cerca de 1,4 mil crianças e adolescentes em seis unidades de acolhimento institucional que abrigam aproximadamente 20 crianças e adolescentes com idades entre zero e 18 anos.