Paralisação de importante meio de transporte na segunda-feira (8) é confirmada no RS

Nesta sexta-feira (5), Luiz Henrique Chagas, presidente do Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô RS), confirmou a paralisação de 24 horas da Transurb, que já havia sido anunciada por metroviários, As atividades do metrô serão interrompidas na segunda-feira (8).

De acordo com o Sindicato, a Trensurb, responsável por transportar cerca de 110 mil passageiros por dia, o adicional de risco de vida aos trabalhadores da segurança do metrô não estaria sendo pago. Além disso, o Sindicato ainda afirma que a empresa não foi retirada do Plano Nacional de Desestatização (PND), como havia sido prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Devido a maior circulação de automóveis que deve ocorrer em Porto Alegre no dia da paralisação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmou que as BRs 116 e 448 serão supervisionadas. “Se necessário, teremos equipes extras apoiando as equipes ordinárias”, disse o órgão federal. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também garantiu que vai monitorar a circulação e “atuar para garantir a segurança viária e minimizar os impactos no trânsito”

Trensurb se manifesta em suas redes sociais e comenta paralisação

Diferente da EPTC, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), revelou que não foi avisada oficialmente da greve, tanto pelo sindicato, quanto pela Trensurb.

Em caso de paralisação, um protocolo é ativado pela Metroplan, para que as linhas de integração com o metrô sejam desativadas e os coletivos passem a circular entre a cidade de origem e Porto Alegre pela manhã. Na parte da tarde, acontece o inverso.

Mais cedo, a Trensurb informou aos usuários das redes sociais que “em relação ao indicativo de paralisação anunciado pelo Sindimetrô, informamos que a empresa não medirá esforços a fim de manter o serviço essencial de circulação de trens na próxima segunda-feira (8/5). As informações essenciais para os usuários serão divulgadas em nossos canais oficiais de comunicação em momento oportuno.”