Paraná lidera importante ranking nacional; confira

O estado do Paraná se destacou ao liderar um importante ranking elaborado pela consultora Bright Cities. O Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023 avaliou a sustentabilidade, inovação e eficiência de todos os 326 municípios com mais de 100 mil habitantes, e para ranquear os estados, foram consideradas as notas das três maiores cidades de cada unidade da federação. O estado sulista conquistou a primeira posição, com nota 6,48, devido aos índices de Londrina, Curitiba e Maringá em mais de 40 indicadores.

Atrás do Paraná, estão São Paulo (São Paulo, Guarulhos e Campinas), com nota 6,31, e Santa Catarina (Florianópolis, Joinville e Blumenau), com 6,22.

Os 40 indicadores, também utilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram divididos em cinco pilares temáticos: Prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.

Londrina conquista nona posição no ranking

O ranking leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A plataforma responsável pelo levantamento tem o objetivo de observar a eficiência das cidades e assim, indicar as melhores soluções para melhorá-las.

Entre as cidades paranaenses, Londrina foi a que obteve melhor avaliação, com nota 6,55, assim, se classificando em nono lugar no ranking geral. Curitiba obteve nota 6,48, assim, sendo considerada a 13ª cidade mais inovadora e sustentável do país. Maringá foi avaliada com nota 6,37 e conquistou a 26ª posição entre as 326 cidades avaliadas.

Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Largo, Arapongas, Apucarana e Ponta Grossa também ficaram entre as 100 cidades com melhor avaliação geral no ranking.

A seguir, confira as posições das cidades paranaenses e suas notas:

9º – Londrina: 6,55

13º – Curitiba: 6,53

26º – Maringá: 6,37

29º – Umuarama: 6,35

45º – Cascavel: 6,18

52º – Foz do Iguaçu: 6,12

66º – Toledo: 6,04

69º – Campo Largo: 6,02

76º – Arapongas: 5,98

91º – Apucarana: 5,91

95º – Ponta Grossa: 5,89

Imagem: Prefeitura