Parque da Redenção e seu passado de glórias; Saiba mais sobre essa história

Localizado dentro do Parque da Redenção, em Porto Alegre, o Parque Ramiro Souto é um espaço esportivo que foi palco de um momento importante para o atletismo brasileiro. Em 1940, sediou o primeiro Campeonato Brasileiro de Atletismo Feminino.

O local foi construído em 1936, pelo Colégio Militar, no local do canódromo, para corridas de galgos durante a grande Exposição do Centenário Farroupilha. No terreno cedido pela prefeitura, surgiu o parque esportivo com 221 metros de comprimento e 144 metros de largura.

O pavilhão de madeira poderia receber aproximadamente cinco mil pessoas, de acordo com reportagem do jornal Diário de Notícias na época das obras. Oferecia ainda vestiários, banheiros, departamento médico e depósito de materiais.

O Estádio General Ramiro Souto recebeu 3.500 pessoas no evento pioneiro para as mulheres. Com apenas 14 anos, a paulista Elizabeth Clara Mueller foi a sensação, batendo os recordes nacionais dos 100 e 200 metros rasos.

Além da pista de corrida, foram criados espaços para saltos (distância, altura e com vara) e arremesso de peso, dardo e disco. No centro, ficava um campo de futebol. No local, ocorreram muitas competições esportivas, principalmente militares.

Nos anos 1940, o estádio abrigou atividades da nova Escola de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (ESEF), incorporada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na década de 1970. O estádio recebeu o nome do então diretor do Colégio Militar, general Ramiro Souto. Curiosamente, uma homenagem em vida, porque o militar só faleceu em 1959.

Na pista, muita gente caminha ou corre. No campo de futebol, a peleia é boa, ao estilo antigo dos jogos de várzea. Atualmente, a área esportiva é chamada Parque Ramiro Souto. Não tem mais o antigo pavilhão, mas ainda recebe muitos esportistas todos os dias. O espaço é mantido pela prefeitura de Porto Alegre.