Parque da Redenção em Porto Alegre tem partes completamente sem luz, veja

O Parque da Redenção em Porto Alegre está com alguns trechos sem iluminação nos últimos dias. A falta de luz nos postes está localizada em alguns pontos na Rua José Bonifácio dos fundos do auditório Araújo Viana até o Monumento ao Expedicionário.

Conforme dois agentes da Guarda Municipal ao Diário Gaúcho, a falta de iluminação vem sendo observada há, pelo menos, uma semana: “Tá assim desde sábado passado. Apenas em um dia dessa semana as luzes estavam acesas “, conta um dos guardas.

Problema na subestação está causando as falhas na iluminação

Conforme divulgação da prefeitura realizada no sábado (23) “Equipes da concessionária IPSul, CEEE Equatorial e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) estiveram na Redenção e detectaram que um problema na subestação do parque é a causa da interrupção na iluminação da área próxima ao Auditório Araújo Vianna. A IPSul e a prefeitura trabalham para instalar um transformador provisório neste fim de semana para que o equipamento atual possa passar por manutenção.”

A prefeitura informou que após a troca a companhia de energia elétrica retomará a iluminação nos trechos que estão sem luz.  

O parque também sofre com atos de depredação em bustos e estátuas

Além da falta de iluminação em trechos do parque, o local também vem sofrendo com atos de depredação de bustos e estátuas espalhadas pelo parque. Conforme Manuela Costa, arquiteta da Diretoria de Patrimônio e Memória, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) ao Diário Gaúcho, o parque é um local considerado vulnerável a esse tipo de ato, principalmente no trecho perto do Viaduto Imperatriz Leopoldina, na Avenida João Pessoa.

“É preciso entender isso dentro do contexto que a gente vive. Essas pessoas que furtam e depredam são cidadãos que vivem na cidade. Para mim é um sintoma da sociedade “, observa Manuela.