Partiu praia! Frio desaparece e “calorão” toma conta neste fim de semana (22/07 e 23/07)

Com a recente passagem de um ciclone extratropical pelo estado do Rio Grande do Sul, as temperaturas sofreram uma drástica queda em todo o território. Desde o último sábado (15), os termômetros não conseguiram ultrapassar os 10°C, trazendo um ar de frio intenso para a região.

O início da semana também não foi diferente. Na manhã desta terça-feira (18), cidades como Bagé, na Campanha gaúcha, registraram -2°C, acompanhado da formação de geada, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. A mesma temperatura negativa foi observada em Dom Pedrito, na fronteira oeste. Além disso, outras regiões como a Serra e Santa Maria, na região central do estado, também enfrentaram números abaixo de zero, com a mínima de 2,8°C.

Calor retorna ao sul: Previsão de temperaturas mais altas no fim de semana

Após dias de frio intenso, uma mudança no cenário meteorológico traz boas notícias para os moradores do sul do Brasil. O frio intenso dará lugar a temperaturas mais amenas nos próximos dias. Em Porto Alegre, a previsão aponta máximas em torno de 27°C para sexta-feira e sábado, indicando um aumento significativo do calor. A cidade de São Borja, localizada na Fronteira com a Argentina, também experimentará o aumento das temperaturas, com máximas previstas de 29°C na sexta-feira e 30°C no sábado.

Essas mudanças climáticas surpreendentes são explicadas pelo doutor Vagner Anabor, professor do Programa de Pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria. Segundo ele, embora as temperaturas mais altas não sejam as esperadas para esta época do ano, já ocorreram em anos anteriores. É um fenômeno que demonstra a variabilidade climática da região sul durante o inverno.

Imagem: Xurzon/Getty Images/iStockphoto