Passagem de meteoro chama atenção no RS

A passagem de um meteoro chamou a atenção em diversos pontos do Rio Grande do Sul. O caso ocorreu na noite desta terça-feira (25), em um clarão esverdeado no céu visto em várias cidades gaúchas.

O evento teve duração de cerca de dois segundos e ocorreu às 18h42min. O Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, no Vale do Paranhana, foi capaz de observar a passagem do meteoro. Confira abaixo mais informações sobre o fenômeno.

Passagem de meteoro chama a atenção no Rio Grande do Sul

Nas redes sociais, os usuários fizeram comentários exaltando a beleza do fenômeno. “Lindo”, disse um internauta. Outros comentaram sobre a cor esverdeada e também sobre a cauda de fogo, visível no céu do Rio Grande do Sul.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, um dos fundadores do observatório, não foi possível observar o fenômeno em sua totalidade. O motivo, segundo o professor, foi o estado meteorológico durante a noite da terça-feira: ele afirma que o céu estava muito nublado e não foi possível captar com precisão.

Nas imagens, só foi possível vislumbrar a iluminação esverdeada, causada pela explosão. O professor afirma que o meteoro pode ser parte de uma chuva de meteoros, a Liríada, visível no RS desde a terça-feira da última semana, em especial entre sábado (22) e segunda-feira (24).

Este fenômeno é comum no Rio Grande do Sul, ocorrendo todos os anos, resultado de detritos do cometa Thatcher. A chuva de meteoros Líridas é mais visível no hemisfério norte, mas no Brasil também podem ser vistos nas direções Norte e Nordeste, a partir da 1 hora da madrugada.

O cometa Thatcher orbita no sistema solar e completa seu trajeto uma vez a cada 415 anos. Ele passará próximo à Terra no ano de 2283.

Imagem: Reprodução / Observatório Espacial Heller & Jung