Paulinha Abelha tem morte cerebral decretada aos 43 anos.

Morreu na noite desta quarta-feira (23), aos 43 anos, Paulinha Abelha, conhecida como vocalista do grupo de forró Calcinha Preta.

A cantora já se encontrava internada em Aracaju-SE desde o dia 11 de fevereiro, diagnosticada com problemas renais. Desde o dia 17 deste mês, Paula estava sob os cuidados da equipe do Hospital Primavera. Nos últimos dias, houve uma piora significativa em seu quadro e ela estava em coma.

Após exames clínicos e complementares, a equipe médica responsável constatou o diagnóstico de morte encefálica. 

O velório aconteceu na madrugada de hoje (24), no Ginásio Constância Vieira, em Aracaju-SE. Às 7h da manhã a cerimônia foi aberta ao público.

O que levou Paulinha Abelha ao coma?

Muito ainda se questiona sobre o que levou a cantora a um dos estágios mais graves do coma. Alguns boatos diziam que era devido ao uso de remédios para emagrecimento.

Em entrevista coletiva, os médicos de Paulinha Abelha indicaram que exames não tinham mostrado nenhuma lesão anterior relacionada ao uso de medicamentos com cunho estético. O principal motivo que a levou ao coma segue em investigação.

Antes de ser internada, em 9 de fevereiro, a cantora participou do podcast “Podpah” e relatou durante a entrevista que quase desmaiou poucas horas antes de entrar no ar.

Carreira

Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, mais conhecida como Paulinha Abelha, nasceu na cidade de Simão Dias – SE, no dia 16 de agosto de 1978.

Iniciou a carreira muito jovem, aos 12 anos, idade na qual ela já se apresentava em trios elétricos nas cidades do interior de Sergipe.

Por um tempo tentou investir na sua própria banda, que foi nomeada como Flor de Mel. Devido a falta de recursos, precisou abandonar o projeto. Depois disso, fez parte da banda Panela de Barro por 3 anos.

A entrada no grupo Calcinha Preta se deu através da descoberta de Paulinha Abelha pelo empresário da banda. Ela permaneceu no grupo por 12 anos, e ganhou muito destaque no país inteiro como uma das principais e mais marcantes vozes da marca Calcinha Preta.

Chegou a deixar a banda duas vezes, uma em 2010, retornando 4 anos depois, em 2014. Em 2016 desligou-se novamente, mas retornou em 2018 e permaneceu no grupo até seu falecimento, em fevereiro de 2022.